No meio do sertão nordestino há o maior lago artificial da América Latina, o reservatório de Sobradinho, banhado pelo Rio São Francisco. É através das águas dos afluentes do rio, que o lago é mantido para a produção de energia, distribuição de água para atividades afins e a agricultura irrigada da região São Franciscana.
O Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC), entidade responsável pela captação e distribuição de água no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, celebra o aniversário do rio reforçando a sua importância para a fruticultura da região e os cuidados coletivos que o Velho Chico precisa.
O DINC faz a distribuição da água do Rio São Francisco para mais de 2.300 produtores e produtoras. Para isso, é preciso fazer a captação da água do lago de Sobradinho por meio da tomada d’ água e através de bombas fazer a distribuição nos canais de irrigação que cortam o Perímetro. Apesar da pandemia, o ano de 2020 será lembrado positivamente pelo nível que a barragem de Sobradinho alcançou. Depois de 11 anos, o lago atingiu mais de 90% da sua capacidade útil, refletindo alegria e tranquilidade para os ribeirinhos.
O DINC reforça a importância das águas do Rio São Francisco para a agricultura irrigada da região, bem como para as demais atividades. Cuidar e preservar o Velho Chico é um dever de todos.
Parabéns, Rio São Francisco!!