Um grupo de alunos do 4° e 6° período dos cursos de Engenharia Mecânica e Civil, da Universidade Maurício de Nassau – Uninassau, campus Petrolina, realizou na manhã desta quarta-feira (11), uma visita técnica ao Centro de Manutenção e a Estação de Bombeamento Principal (EBP) do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC), situado na zona rural de Petrolina. A visita fez parte de uma aula prática da disciplina de mecânica dos fluidos.
A programação começou pela manhã, no Centro de Controle Operacional (CCO), sob o acompanhamento do Engenheiro Mecânico do DINC, Ígor Emanuel Lima dos Santos, e do técnico em mecânica, Samuel Lopes. Na oportunidade, foi apresentado o sistema de operação do CCO e como é feita a atividade remota do setor. Em seguida, os alunos conheceram a Oficina de Máquina e Veículos do DINC e a área da Caldeiraria, responsável pela fabricação de obras em três dimensões, onde a matéria prima são chapas metálicas.
Ainda como parte da visita, o grupo se deslocou até a Estação de Bombeamento Principal, localizada em Sobradinho-BA, onde foi explicado o funcionamento da captação da água que abastece o Perímetro.
Para o professor Miguel Shaw que acompanhou a comitiva, essa foi uma oportunidade válida para expandir conhecimentos, principalmente sobre a realidade do Perímetro. “O DINC é referência em irrigação. Com isso, foi possível passar para os alunos como é feito o gerenciamento do Perímetro, sob a perspectiva da nossa disciplina. O que tange todo o processo de distribuição de água, os cálculos feitos, as correções, os materiais utilizados na captação e toda estrutura necessária para a operação das atividades. Foi um momento bastante importante, e que com certeza, contribuiu para o aprendizado de todos, conta Shaw.
Para a estudante Emily Vitória Alves de Lima, do 6° período de engenharia civil, “tudo é muito organizado! É interessante, porque podemos ter acesso a todo conteúdo visto em sala de aula de uma forma prática. O que mais me chamou a atenção foram as Estações de Bombeamento. A forma com que é feita a sua operação, e todo trabalho por trás disso. Fiquei impressionada. É uma dinâmica de muita responsabilidade.”, afirma Emily.
Os cuidados essenciais, para prevenir o contágio do Coronavírus, prevaleceram durante toda programação. Todos os alunos, e demais envolvidos estavam usando máscaras, e mantiveram a distância de, no mínimo, 1,5 metro entre as pessoas; além de ser evitado o contato físico.