Antecipar eventuais problemas em estágio inicial nos equipamentos, levando em consideração técnicas de prevenção de danos e previsibilidade de falhas, é o que se faz em manutenção preditiva. Assim, o Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC), por meio do Setor de Manutenção de Máquinas e Veículos (SMV) iniciou a Manutenção Preditiva de Análise de Óleo em Máquinas.
Essa análise tem como objetivo detectar os desgastes das peças móveis dos equipamentos, quanto à presença de substâncias contaminantes, identificando falhas ainda no estágio inicial, evitando um custo maior na reparação e a parada do equipamento de forma não programada, além de maximizar a confiabilidade e desempenho.
O Coordenador da Manutenção Mecânica, Daniel Silva Araújo, faz uma comparação para explicar a importância desse tipo de análise:
“Fazendo uma comparação com o corpo humano, a análise de óleo é para a máquina como um exame de sangue realizado em seres humanos, no qual é extraído o material e analisado se há algum tipo alteração no organismo do indivíduo, para que, se assim houver, tratar, evitando danos mais graves à saúde. A análise do óleo fornecerá informações úteis e precisas sobre o estado do lubrificante e as condições do equipamento, impedindo danos maiores nos componentes mecânicos”, pontua.
No total, 11 máquinas terão material colhido para análise laboratorial.