O Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho (DINC), recebeu na manhã da última quarta-feira (26), a visita de pesquisadores brasileiros e europeus que fazem parte do do projeto de pesquisa colaborativa “Ciência em Ação: Interligando Caminhos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Múltiplas Escalas nas Terras Áridas – (XPaths)”.
O projeto tem como objetivo, compreender as barreiras e oportunidades que afastam ou aproximam a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e entender como alcançá-los nos semiáridos, brasileiro, espanhol e senegalês. Além disso, os pesquisadores também buscam entender a semelhança entre os três países, e como eles se relacionam com a Suécia e com a União Europeia (EU).
Os pesquisadores, Aldrin Marin, Ana Paula Aguiar, David Collste, Deborah Goffner, Taís González e Zuzana Harmácková, considerando a importância regional e nacional da produção de alimentos, nesse caso específico, das frutas, para os mercados externos e internos, estiveram na sede Administrativa do DINC e em algumas estruturas do Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho, para uma visão mais apurada.
O grupo iniciou a visita na Sede do DINC, onde puderam compreender como a instituição opera, conserva e mantém a área do Projeto Irrigado, principalmente na gestão hídrica. Dando continuidade, a comitiva conheceu a Estação de Bombeamento Principal Nilo Coelho (EBP), e Dique B, ambas estruturas localizadas em Sobradinho- BA. A visita foi finalizada em uma unidade parcelar empresarial de produção da manga e uva.
Segundo o Gerente Executivo do DINC, Paulo Sales, a vista do grupo ao DINC faz parte do próprio trabalho de pesquisa que está sendo conduzido pelos pesquisadores.
“O projeto prevê a realização de três oficinas presenciais que têm o objetivo de discutir, com representantes da sociedade civil e instituições ligadas direta e indiretamente, o tema da sustentabilidade do agro em regiões semiáridas, o que está sendo chamado de ODS (objetivos do Desenvolvimento Sustentável). As duas primeiras oficinas ocorreram em Campina Grande (PB) e em Barreiras (BA), sendo a última em Petrolina/Juazeiro. No início de maio será fechada a etapa em nossa região com a segunda fase da oficina em nossa cidade que teve início em agosto/22 e teve a participação do DINC e de várias outras organizações locais como: UNIVASF, CODEVASF, Empresas do Agronegócio da região, etc. Para nós do DINC foi uma grata satisfação receber os pesquisadores e poder mostrar a valorosa e grandiosa importância da agricultura irrigada para o desenvolvimento de nossa região, pontua Sales.