O Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho (DINC), por meio do Setor de Roço e Destoca (SRD) realizou, no primeiro semestre deste ano, a retirada da vegetação que margeia os 159 km de Canais de Irrigação do Projeto Senador Nilo Coelho, atingindo mais de 50% da meta prevista para o ano de 2023.
O objetivo dessa atividade é impedir que o material vegetal que nasce nas bordas e nos taludes dos Canais de Irrigação, bem como outros sedimentos, caiam dentro dessa estrutura e prejudiquem o fluxo de água às unidades parcelares do Projeto.
Além do roço e capina, a equipe realizou também 4 km de desassoreamento do Canal, ou seja, a limpeza interna, retirando vegetações e outros tipos de segmentos encontrados dentro da estrutura. Neste período, os trechos que receberam intervenções foram o Canal Principal do PA III, e os Canais Secundários 110 e 111 do Projeto.
O Supervisor do Setor de Operação, Cícero Batista, faz uma avaliação positiva das atividades desenvolvidas pelo grupo neste primeiro semestre. “Apesar das dificuldades que tivemos com o crescimento acelerado das vegetações que margeiam os Canais de Irrigação, avalio como positivo, pois nossa equipe conseguiu atingir mais de 50% das atividades previstas para o ano todo. Com esse trabalho podemos melhorar ainda mais, o fluxo da água nos canais”, pontuou.