Idealizados para viabilizar o fornecimento de água, os canais de irrigação tornam possível a produção agrícola no Projeto Irrigado Nilo Coelho. Ao todo, o Projeto possui cerca de 160 km de canais , o que beneficia diretamente mais de 2.300 produtores rurais.
Para conservar essas estruturas e promover uma gestão mais eficiente e sustentável da água, o Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC) realiza revitalizações nos canais distribuídos ao longo do Projeto, o que é traduzido numa melhor eficiência no fornecimento de água aos usuários, e em economia e sustentabilidade, uma vez que, com essa ação é reduzida a perda de água ocasionada pelas infiltrações.
“Os canais de irrigação funcionam basicamente como uma artéria, o elo de ligação entre a nossa Estação de Bombeamento Principal (EBP), localizada em Sobradinho-BA, e as Estações de Bombeamento Secundárias (EBS), que são responsáveis por distribuir água para todos os usuários. Uma vez iniciado o processo de recuperação dessas estruturas só temos ganhos, e garantia de água para os usuários do DINC, além de contribuirmos para preservação desse recurso natural, explica o engenheiro civil e coordenador de Manutenção Civil e Hidráulica do DINC, Alison de Sousa.
Limpeza Interna nos Canais
Somam também às intervenções nos canais a sua limpeza interna. Essa atividade está ligada ao Setor de Operação, através da equipe de Roço e Destoca que tem a missão de efetuar a retirada vegetação que cresce nas margens dos canais.
Este serviço é contínuo e hoje em dia, a equipe realiza de uma a duas vezes por ano no Projeto, a depender das condições do desenvolvimento do mato que acontece de acordo com as condições climáticas (insolação forte, precipitação etc.)
Esse trabalho é de suma importância pois ao fazermos o desassoreamento dos canais contribuímos para o livre fluxo da água, e possibilitamos que essa água chegue aos lotes dos produtores rurais com melhor qualidade”, comenta o supervisor de operação, Cícero Batista.