O Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho (DINC), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), contribui com a capacitação de jovens profissionais, que serão inseridos no mercado de trabalho, através do Programa Jovem Aprendiz.
Embasado pela Lei da Aprendizagem 10.097/2000, que determina que as empresas incluam formalmente jovens no seu quadro de funcionários, por meio de um contrato de trabalho, com duração de 11 a 24 meses, o Programa proporciona uma formação técnica-profissional compatível com sua capacidade de desenvolvimento.
No total, serão capacitados 10 jovens que foram selecionados e instruídos, teoricamente, pelo SENAI, e posteriormente, exercerão a prática no DINC, atuando em diferentes setores da administração, sob a supervisão de profissionais da área, no período de até 12 meses.
Após o término do Programa, esses jovens também podem se candidatar às vagas disponíveis no DINC. Atualmente, há no quadro colaborativo da instituição, profissionais que já participaram do Programa, como Willames Mateus de Andrade, que entrou na empresa em 2012, com 17 anos, através do Jovem Aprendiz, e hoje, é eletrotécnico na empresa.
Para Willames “O Programa foi essencial para somar com os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula. No DINC, pude tirar dúvidas com os técnicos experientes e aprender como era na prática. Ao término do contrato como Jovem Aprendiz apareceu uma oportunidade de entrar na empresa e foi meu primeiro emprego. Hoje, tenho 29 anos, sou grato pela experiência do Programa e busco crescer ainda mais”, pontuou.
De acordo com a Coordenadora de Recursos Humanos do DINC, Lindineide Costa, o Programa Jovem Aprendiz é uma oportunidade de revelar e capacitar novos talentos para serem inseridos no mercado de trabalho. “É uma via de mão dupla, a empresa ajuda a formar, mas recebe o auxílio desses profissionais em formação no apoio das atividades da empresa”, destacou.