Atualmente o Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC), possui um sistema de abastecimento de aproximadamente 500 km de extensão, desses, 40% já são de material PVC.
O Setor de Manutenção Hidráulica (SMH) do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC), realizou no primeiro semestre de 2023 a troca de 4.758 metros de tubulação de material cimento amianto por tubos de PVC (Cloreto de Polivinila) na rede de abastecimento do Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho.
O objetivo do sistema de distribuição é prover água às unidades parcelares para uso na irrigação, com segurança, dentro das especificações quantitativas e qualitativas demandadas. Desse modo, a intervenção de troca de tubulação visa otimizar a distribuição de água e reduzir o índice de perdas do sistema, evitando problemas com serviços de reparos, promovendo o desempenho do sistema com eficiência e economia de operação.
De acordo como Gerente de Manutenção do DINC, Rubens Conserva Rolim, a proposta de reabilitação do sistema de distribuição do Projeto Irrigado, substituindo a tubulação de cimento amianto por PVC, aponta a viabilidade financeira para um trabalho de forma programada, onde a empresa pode realizar a substituição da rede com um menor custo, quando comparado ao trabalho corretivo, onde a tubulação seria substituída a partir do seu rompimento.
“É fato que os transtornos operacionais serão mitigados, à medida que o fornecimento de água se apresenta mais estável. Dessa forma, esse trabalho já está incluído no nosso plano de trabalho, e seguimos no seu cumprimento”, pontua Rubens.