Com objetivo de identificar e coibir a prática de banho nos Canais de Irrigação e Reservatórios do Projeto Público de Irrigação Senador Nilo Coelho, o Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho (DINC) firmou uma parceria com o Poder Judiciário – Vara da Infância e Juventude de Petrolina (PE), e estão realizando ações nos Núcleos Habitacionais e trechos do Projeto.
A iniciativa consiste em abordagens feitas pelos Agentes da Vara da Infância e Juventude e os Agentes de Segurança Patrimonial (ASPs) do DINC, que durante os finais de semanas circulam pelo Projeto identificando crianças, adolescentes e público geral que buscam a infraestrutura do Projeto (canais, reservatórios, etc.) para a prática de lazer e banhos. Essa ação está sendo realizada desde outubro de 2021.
Ao se deparar com uma situação irregular, os Agentes orientam às pessoas sobre os perigos e consequências desse ato. Quando a abordagem identifica crianças e adolescentes, os menores são conduzidos até os pais ou responsáveis para que eles assinem um termo de conduta. E em algumas situações, os responsáveis podem ser penalizados perante a justiça.
Além dos banhos nos Canais, as equipes, também, se depararam com outras situações adversas envolvendo menores, como por exemplo: a condução de veículos, especialmente motocicletas, sem habilitação e capacete, bem como a abordagem de jovens e adultos portando armas brancas.
De acordo com o Juiz da Vara da Infância e Juventude de Petrolina, Dr. Marcos Barcelar, essa ação conjunta poderá resultar em efeitos positivos. “Eu vejo com muita alegria essa parceria da Vara da Infância e Juventude com o Ministério Público e também com o Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho. Acho que vai ser muito propícia essa atuação e acredito que os resultados poderão sim, ser verificados em prazo muito breve, justamente através de ações e de diligências que possam encetar políticas de prevenção e até de repressão na questão da violência”, pontuou.
Para o gerente executivo do DINC, Paulo Sales, é uma satisfação poder contar com o apoio institucional dos órgãos envolvidos. “ O Dr. Bacelar que, sem medir esforços, prontamente se colocou ao dispor para atuar no programa. A área de cobertura do Projeto Público de Irrigação Senador Nilo Coelho é enorme e a atuação conjunta, inclusive com a participação de outros órgãos, é necessária e bem-vinda! É importante ressaltar que a utilização de canais e reservatórios e poços de sucção das Estações de Bombeamento (EB´) para o lazer é proibida e traz muitos riscos à vida das pessoas, principalmente crianças”, pontuou.