O Dia da Terra é comemorado, todos os anos, em 22 de abril. Essa data foi criada com o intuito promover a uma reflexão sobre a importância do planeta, bem como, a consciência ambiental. Uma oportunidade de avaliação de como algumas ações humanas podem impactar negativamente a vida na terra, e quais medidas devem ser feitas para que se viva em um planeta mais saudável.
O Distrito de Irrigação Nilo Coelho (Dinc) está atento a esse desafio e tem contribuído a fim de que a atividade da agricultura irrigada seja feita de forma consciente, com respeito ao meio ambiente.
Para o engenheiro ambiental, que atua na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Belquior Carlini a agricultura é uma atividade fundamental para o sustento das pessoas, no entanto é preciso que se tome alguns cuidados de conservação ao meio ambiente.
“Dentre esses destacam-se: a conversão de sistemas de irrigação convencionais para os pressurizados, como microaspersão e gotejamento; a correta lavagem, devolução e acondicionamento de embalagens de agrotóxicos, reduzindo o risco de contaminação do ambiente, de pessoas e de animais; o descarte correto de resíduos sólidos, o uso apenas de solos com profundidade, textura, permeabilidade e características físico-químicas adequados, visando prevenir contra a salinização e a baixa produtividade por área;a conservação da vegetação nativa em reservas legais, áreas de proteção permanentes e em corredores ecológicos para a manutenção da biodiversidade e dos diversos serviços ambientais; a prática de agricultura orgânica; favorecimento do consumo de produtos locais, reduzindo o consumo de combustíveis e emissão de poluentes;” destaca Carlini.
Evidenciar o alinhamento da agricultura irrigada ao compromisso com o meio ambiente é uma maneira do Dinc prestar contas à sociedade e mostrar como a empresa pode contribuir para o um planeta melhor.